terça-feira, 17 de outubro de 2017

Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro

Dia Mundial da Alimentação é celebrado desde 1981. Esta data é comemorada por mais de 150 países com o intuito de alertar e consciencializar a opinião publica para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição. 
Os objetivos primordiais para a celebração do Dia Mundial da Alimentação são:
- Aumentar a sensibilidade geral para o problema da fome no mundo;
- Chamar a atenção para a produção agrícola de alimentos e estimular os esforços nacionais e não-governamentais para este fim;
- Promover a transferência de novas tecnologias para os países em desenvolvimento;
- Fortalecer a solidariedade internacional e nacional na luta contra a fome, subnutrição e pobreza.


Contudo, todos nós devemos aproveitar este dia para fazer uma reflexão sobre a nossa alimentação, nomeadamente no que se refere a qualidade e quantidade. Com este objetivo, realizaram-se, neste dia, sessões de esclarecimento, na Biblioteca Escolar, para algumas turmas de 6.º ano. Os alunos tiveram oportunidade de: -assistir a spots publicitários sobre alimentação saudável realizados por colegas do ano transato; -visitar a exposição de trabalhos sobre este tema; -conversar com a enfermeira Ana Lima sobre a importância da alimentação e sobre o significado da roda dos alimentos.
Ao longo deste dia, os alunos que frequentaram a BE tiveram ainda a oportunidade de calcular o seu Índice de Massa Corporal. 
E com o projeto "Todos Juntos Podemos Ler" descobrimos que os legumes bem frescos da "Hora do Senhor Lobo" dos autores Quentin Gréban e Claire Bouiller podem servir para uma boa salada com molho de iogurte!
 















E alguns trabalhos digitais poderão ser vistos no Padlet criado pela turma 6ºJ:
Feito com Padlet